3 razões para possuir um plano de manutenção estruturado para seu negócio
Mais do que uma estratégia, um plano de manutenção preventiva deve constar como uma das ações mais importantes dentro de uma indústria. Com esse tipo de planejamento, a organização consegue aprimorar o funcionamento de todos os seus equipamentos elétricos, garantindo a continuidade das suas atividades e trazendo ainda mais segurança energética em suas operações e para todos os colaboradores.
Muitos gestores questionam a necessidade da elaboração de um plano de manutenção preventiva por conta da sua complexidade, mas contar com ele traz inúmeros benefícios para os negócios. Veja a seguir três razões para criar esse plano e as vantagens que ele pode trazer!
O que é um plano de Manutenção Preventiva?
Um plano de Manutenção Preventiva é muito mais do que um cronograma de monitoramento técnico. Ele consiste em um conjunto de registros que demonstram e estabelecem todas as etapas necessárias para a execução da manutenção elétrica e eletromecânica industrial. Nele é possível detalhar a identificação e localização de cada um dos equipamentos, quais as peças e materiais necessários, e qual será a frequência necessária da manutenção.
Essas informações são dispostas de forma que se estabeleça um roteiro para padronizar e guiar as tarefas e atividades a serem realizadas pelos responsáveis. Além disso, ele deve conter informações claras e específicas, que possam ser compreendidas por todos os colaboradores, e orientar para um processo de tomada de decisão rápido e assertivo, quando algo é detectado preventivamente.
É importante diferenciar a manutenção preventiva dos outros modelos aplicados na indústria:
Manutenção preventiva: através do monitoramento, a manutenção preventiva avalia o estado e as condições de funcionamento do sistema, criando uma rotina de ações de manutenção periódica. Caso haja sinal de problemas ou desgaste, é realizado o reparo, prevenindo falhas ou danos maiores
Manutenção preditiva: funciona como um monitoramento constante de todo o sistema elétrico, através de análises e estudos técnicos de forma antecipada, para prevenir danos futuros e prever a vida útil dos equipamentos. Caso necessário, o responsável realiza intervenções preventivas ou pontuais.
Manutenção corretiva: aplicada para a resolução de problemas técnicos que estão causando impacto no sistema elétrico ou no maquinário da organização. Através dela é feito o reparo ou a substituição de componentes, à medida que se faz necessário.
Manutenção emergencial: esse tipo de manutenção é realizada quando já ocorreu um dano ou falha, e está comprometendo a continuidade das atividades. Nesse caso, ela deve ser feita com agilidade para mitigar os prejuízos causados pela interrupção repentina.
Porque possuir um plano de manutenção?
1. Aumento da produtividade
Através de um plano de manutenção, os colaboradores conseguem agir de forma rápida e assertiva diante de qualquer problema, otimizando o seu tempo de trabalho. Além disso, a necessidade de paradas constantes para reparos e ajustes também será reduzida, aumentando a produtividade geral da organização.
Também possibilita um maior controle de tempo e produtividade, possibilitando que o gestor controle o tempo de parada, inspeção e reparo. Com as informações obtidas, também é possível otimizar as próximas paradas de manutenção.
O tempo de parada interfere diretamente na produtividade: quanto mais tempo durar uma parada inesperada para a manutenção, menor será a produção, e por consequência, o aumento de prejuízos financeiro. Através do plano de manutenção é possível entregar as etapas necessárias para o reparo, de forma a reduzir consideravelmente o tempo de indisponibilidade.
2. Evita perda de competitividade e aumenta a previsibilidade produtiva
Em um mundo ideal, o sistema elétrico está sempre funcionando em sua totalidade e nunca apresenta falhas, garantindo a maior produtividade possível para seu negócio. Embora saibamos que a realidade pode ser diferente, com a ajuda do plano de manutenção preventiva é possível reduzir o número de paradas para reparo, garantindo o pleno funcionamento dos equipamentos, mesmo com o desgaste previsto.
Isso significa que, além de tornar possível a previsibilidade competitiva, também é possível manter o posicionamento e o diferencial da organização no mercado. Além disso, ajuda a reduzir o desperdício de energia, aumentando a eficiência de suas instalações elétricas e diminuindo os gastos com reparos e substituição de componentes.
3. Garante maior segurança de operação e confiabilidade do sistema elétrico
Independente da área de atuação, a segurança deve ser sempre uma prioridade dentro de uma empresa, e todos os aspectos relevantes devem ser observados. A falta de manutenção de equipamentos está entre os principais causadores de acidentes de trabalho ao redor do mundo, afinal, maquinários que operam com falhas ou problemas técnicos são um grande risco para todos os colaboradores.
Contar com um plano de manutenção elétrica e eletromecânica pode evitar a maior parte das falhas e problemas técnicos ocasionados na indústria. Se o objetivo é alcançar um patamar diferenciado em eficiência e produtividade, esse plano deve ser uma prioridade, sendo indispensável para o sucesso do negócio.
Para garantir a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico, mantendo a sua produtividade, as empresas devem compreender que um plano de manutenção periódico não é mais uma despesa, e sim, um investimento necessário.
Para otimizar ainda mais a sua competitividade, conte com a CPFL Soluções. Através da nossa consultoria, você pode trilhar o caminho mais seguro e eficiente para o seu negócio! Entre em contato conosco!