5 passos para um planejamento energético mais eficiente
Para seguir crescendo, sua empresa precisa garantir a capacidade de energia certa com preço mais competitivo possível. Dentro do mercado cativo, não há opção de escolha da distribuidora e nem margem para negociação das tarifas. Por essas razões, muitas empresas optam pela migração no Mercado Livre, no qual você passa a controlar e prever seus investimentos em energia elétrica, e por consequência, economiza.
Porém, nessa decisão alguns aspectos precisam ser revisados com atenção, para que você não tenha surpresas desagradáveis durante o processo. Listamos abaixo cinco itens, então vamos lá!
- Escolha do fornecedor
No Ambiente de Contratação Livre há liberdade para escolher de quem comprar energia e negociar diretamente o preço, deixando de estar sujeito às variações da tarifa definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Também há margem para negociar outros fatores, como a quantidade a ser adquirida e a duração do contrato. E quando o prestador de serviço apresenta problemas, é possível trocar a empresa fornecedora de energia, por isso, escolha um fornecedor que compartilhe os valores que você quer para o seu negócio. Cases de sucesso podem ajudar na guia, mas também é importante observar o histórico completo de entregas.
- Previsibilidade orçamentária
O fim da surpresa na hora de pagar a conta é outro benefício usufruído pelas empresas que migram para o Mercado Livre, uma vez que os valores são acordados previamente. Por isso, tenha o um planejamento energético sólido e possível. Essa atividade não tão simples, faz total diferença na hora de colocar em prática a migração. Com isso, você pode contar com um gestor e especialistas em planejamento energético.
- Redução custos
A redução média nos gastos com energia ao migrar para o Mercado Livre fica em torno de 20%, de acordo com dados publicados no boletim Abraceel de Energia Livre. Algumas empresas chegam a economizar até 30% em relação aos gastos do período em que estavam no mercado cativo, ao aproveitar oportunidades de negociações mais vantajosas. Além do quanto esses dados podem ser interessantes para a sua empresa, eles devem ser mensurados corretamente como uma meta dentro da organização do seu negócio. Por isso, tenha em mente o apoio de uma empresa robusta e especializada neste tipo de contratação energética, pois, somente assim, você terá a segurança de efetividade nos resultados almejados.
- Diminuição de tarifas e encargos
Por não estarem sujeitos a bandeiras tarifárias, consumidores do Mercado Livre não sofrem com a definição repentina de novos encargos, a exemplo do que tem ocorrido no mercado cativo nesse período de crise hídrica que o país atravessa. Esse fator garante mais uma economia importante para investimentos nos negócios.
Pelo Mercado Livre também é mais simples comprar energia de fontes limpas e renováveis, o que garante descontos expressivos na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).
Empresas que contam com expertise no ramo de energia renovável, assim como, priorizam serviços apoiados em Medidas e Leis do Mercado de Energia, podem te ajudar a entender melhor para onde os seus investimentos estão sendo direcionados, assim como a importância de percorrer este caminho.
- ESG
A sustentabilidade ambiental, um dos pilares do conceito de ESG, está mais acessível às empresas que adquirem energia no Mercado Livre, pois elas podem optar por matrizes energéticas com baixo impacto à atmosfera, por isso, é importante ter em mente o apoio de uma empresa que compartilha da preocupação com a sustentabilidade, assim como, apresenta em suas soluções energéticas, opções coerentes com este aspecto.
Seja qual foi sua opção de contratação, busque sempre por apoio de empresas que podem garantir a entrega dos serviços de Energia Elétrica com eficiência, visando sempre o seu sucesso e competitividade no mercado de energia.