Alpargatas

Para uma empresa como a Alpargatas, manter o ritmo do trabalho é essencial. Fabricante das Havaianas e Mizuno, entre outras dezenas de artigos esportivos e calçados, sua produção depende de um abastecimento de energia seguro e eficiente. É por isso que encontrou, na autoprodução, uma forma de dar mais segurança energética e produtividade para três unidades industriais na Paraíba.

O projeto, elaborado pela CPFL Soluções, incluiu desde a instalação dos geradores até a operação e a manutenção das usinas, além da redução da compra de energia elétrica durante o horário de ponta, período em que ela é mais cara. Foram nove geradores para garantir a continuidade das operações da Alpargatas.

O contrato firmado entre as empresas foi na modalidade BOT (construir, operar e transferir, na sigla em inglês). A CPFL Soluções realizou todo o investimento e cuidou de todo o processo de licenciamento ambiental e nos trâmites legais com a distribuidora local para viabilizar a conexão das usinas na rede elétrica.

9 geradores a diesel com 18 MW de capacidade.
10 horas de autonomia das unidades geradoras.

Leia também