Cadeg

O Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg) recebeu um projeto completamente financiado por nós, da CPFL Soluções, para que possa ter mais autonomia e uma expressiva economia na energia elétrica com sistema solar e cogeração.

O Mercado Municipal do Rio de Janeiro, assim como muitas das empresas do Rio, vinha sofrendo com o reajuste tarifário de 10% na conta de energia. A solução foi um plano de integração entre um sistema solar e uma usina de cogeração a gás natural que supre 100% das necessidades do estabelecimento e o torna mais independente das bandeiras tarifárias.

Para ainda mais economia, o contrato previu também a instalação de seis motogeradores, alimentados com gás natural, gerando eletricidade para o prédio durante o horário de pico, das 17h30 às 20h30. As placas solares geram energia durante o dia e a cogeração passa a funcionar do pôr do Sol até as 20h30, quando a tarifa é mais cara.

Além das implantações das usinas, também fomos responsáveis por toda a operação e manutenção dos ativos. O contrato terá duração de 15 anos e será um passo importante para a adesão desta solução em ainda mais centros comerciais.

[1,8 MWp]
de capacidade da
usina solar.

[5.124]
placas
fotovoltaicas.

[10.284]
metros quadrados
cobertos.

[R$ 140 mil]
reais em economia
por mês.

Energia suficiente para abastecer
[1000 residências]
com consumo médio de
[200 KWh por mês].

Leia também