Sabesp

A Sabesp assinou um contrato inédito com a CPFL para a aquisição de energia limpa e de fonte renovável pelo prazo de 10 anos. A contratação foi feita por meio de licitação no Ambiente de Contratação Livre de Energia (ACL) e representa ganhos de eficiência para a Sabesp, além de reafirmar o compromisso da Companhia com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.

A Sabesp faz aquisições no ACL desde 2004. Esse tipo de operação permite a grandes consumidores a aquisição de energia fora do chamado Ambiente de Contratação Regulada (ACR), ou seja, aquele mercado em que empresas e mesmo as famílias consomem a energia elétrica vendida pela distribuidora que atende sua cidade ou região, com tarifas estabelecidas pela agência reguladora. Ao fazer a compra no Ambiente de Contratação Livre de Energia por meio de uma licitação, a Sabesp e outras empresas conseguem preços mais competitivos do que os das distribuidoras reguladas.

A energia elétrica a ser adquirida junto à CPFL atenderá diversas unidades da Companhia. A destinação levará em conta estudos internos de eficiência energética e de melhor aproveitamento do recurso. Pelo contrato assinado, a CPFL Comercializadora se compromete a fornecer energia de fonte renovável – como energia eólica ou solar – durante 10 anos no valor total de R$ 296 milhões.

Desta maneira a Sabesp contribui para o desenvolvimento da geração de energia de fonte renovável, reduzindo a dependência do insumo oriundo de hidrelétricas. Essa questão é especialmente importante em momentos de estiagem, como o período atual que parte do país atravessa, quando a escassez de chuvas torna a energia mais cara devido ao acionamento das usinas térmicas. Esse custo adicional é refletido nas bandeiras tarifárias.

A utilização de energia limpa é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelece os 17 objetivos fundamentais para o futuro da humanidade e do planeta.

Ao assinar o primeiro contrato de energia incentivada de uma companhia de saneamento do país pela modalidade PPA (Power Purchase Agreement) e pelo prazo de 10 anos, a Sabesp fica livre das variações imprevisíveis de preços das bandeiras tarifárias, já que esse mecanismo não se aplica ao ACL ou ao preço da energia comercializada pela CPFL Comercializadora. Isso confere mais estabilidade e previsibilidade nos gastos com energia, que representam a terceira maior despesa da Companhia, depois apenas de pessoal e serviços.

Esse valor menor em relação aos preços do Ambiente de Contratação Regulada ainda significa economia para a Sabesp, que assim pode assegurar mais recursos financeiros para investir nos serviços de água e esgoto à população e também uma tarifa mais módica aos seus consumidores. Além da economia, outra inovação importante do contrato assinado é o estímulo ao investimento em geração e uso de energia limpa e de fontes renováveis nas instalações da Sabesp, contribuindo para o atendimento aos objetivos de sustentabilidade econômica e ambiental da Companhia.

Leia também