Cinco passos para reduzir custos com energia na indústria
O setor industrial requer abastecimento contínuo de energia para produzir sem interrupções que causariam prejuízos instantâneos aos negócios. Mesmo com tamanha exigência de eficiência energética, existem oportunidades para as empresas reduzirem o valor da conta de energia elétrica.
Confira 5 possibilidades para economizar:
Geração de energia híbrida
Combinar diferentes fontes de energia é uma estratégia viável para otimizar gastos e evitar problemas de abastecimento. Entre as opções aparecem energia solar, eólica, a partir de biogás e mesmo por gerador a diesel em períodos de menor consumo.
Com a combinação de diferentes fontes de energia foi a solução para recorrentes problemas de apagões por sobrecarga no sistema. Você pode combinar além de diversas fontes de geração de energia, autoprodução e O&M, incluir Gestão de Energia, Mercado Livre e Telemetria.
Apostar em tecnologia
Quanto tempo faz que sua indústria não analisa criteriosamente os equipamentos e a infraestrutura a fim de checar como anda a eficiência no consumo de energia?
Máquinas antigas podem gerar um gasto energético tão grande que o investimento em equipamentos mais modernos se paga em pouco tempo, tamanha a diferença no consumo. Em certos casos, ajustes simples e trocas de peças também podem ser uma solução.
Algumas tecnologias evitam utilização de energia elétrica além do necessário, por exemplo o modo stand by em momentos ociosos e outras situações em que não faz sentido dispor de carga total.
O importante é usar a tecnologia existente mais coerente com a necessidade da sua organização, para assim, ampliar a eficiência das linhas de produção e demais espaços da empresa.
Mercado Livre
Entrar no ambiente de contratação de energia, significa você pode escolher o seu fornecedor de energia elétrica e ter liberdade para negociar preços, quantidades, fontes de energia, condições comerciais e escolher quem melhor irá atender as suas necessidades.
Além da liberdade de escolha, esse ambiente também traz muita economia. No Mercado Livre de Energia, as empresas conseguem reduzir até 30% seus custos com energia elétrica. E com a ampliação da abertura desse mercado para todo grupo ligado em alta tensão, a entrada no Mercado Livre de energia fica ainda mais acessível.
Contar com gestão da energia
Certamente sua empresa tem gestores encarregados de cuidar da área comercial, da produção, da logística e de diversos outros departamentos críticos. Mas já pensou em ter um especialista para se responsabilizar pela gestão de energia?
Nós, da CPFL Soluções, oferecemos esse tipo de praticidade, você pode contar com a parceria de uma empresa especializada, que o manterá atualizado quanto às regulamentações de mercado e buscará formas de reduzir os gastos sem comprometer a capacidade energética.
Autoprodução
Outra maneira de garantir previsibilidade nos gastos e evitar surpresas desagradáveis no abastecimento energético é a autoprodução, ou seja, a geração de energia pela própria indústria para consumo nas suas instalações, suprindo ao menos parte da demanda.
Muitas indústrias já optam por gerar energia a diesel ou gás natural para utilização nos horários de pico, por exemplo.
Também é possível fazer isso com fontes limpas e renováveis, como a solar. Avalie qual alternativa é viável na sua empresa.
Além dessas ações, outro aspecto precisa estar no radar de todas as indústrias é a importância da manutenção elétrica. Esta precisa fazer parte do planejamento energético da companhia, de modo que tenha constância. Assim, sua empresa também terá economia e garantirá uma operação eficiente do ponto de vista energético, pois dessa forma, reduzirá paradas inesperadas. Fale conosco, nós podemos ajudar!
Somos especialistas na energia que transforma negócios.