Comercializadora de Energia: Como ela pode ajudar a sua empresa?
Toda empresa, independente do porte, tem algo em comum: a vontade e a necessidade de reduzir custos para tornar sua cadeia de produtos e serviços ainda mais rentável.
Partindo desta premissa, você sabia que é possível conseguir uma economia de até 30% na conta de energia da sua empresa através do Mercado Livre de Energia?
Para entender melhor o que é o Mercado Livre e como as empresas estão economizando através de energia elétrica, acesse aqui.
No Mercado Livre de Energia, há uma figura muito importante, a Comercializadora de Energia. Se você quer entender como a comercializadora pode te ajudar, leia esse artigo até o final, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Quais as funções da comercializadora no mercado livre de energia?
As comercializadoras são os intermediadores da negociação entre os produtores de energia e o consumidor que quer comprar energia, ou seja, você e sua empresa. Ela atua como facilitadora dessa negociação por meio de contratos bilaterais no ambiente de contratação livre (ACL).
Assim, uma comercializadora, que também realiza a gestão da sua energia, toma conta para que a engrenagem funcione perfeitamente. Ela facilita o processo de contratação da energia da sua empresa, com atribuições, tais como:
- Migração para o Mercado Livre de Energia: desde a análise de viabilidade econômica até o processo de migração e adesão junto à CCEE;
- Representações na CCEE: as comercializadoras representam seus clientes nos processos junto à CCEE, como: modelagem de ativos, registro e validação de contratos, acompanhamento da contabilização mensal, entre outros;
- Gestão dos Contratos de Energia: acompanhar as etapas de transação e o cumprimento das cláusulas contratuais;
- Planejamento de Compra e Venda Energia: escolhas de prazos de contrato, volume de energia e fonte contratada, de acordo com projeções, estudos e análises do mercado;
- Consultoria Técnica e Regulatória do Setor Elétrico: suporte aos seus clientes caso alguma alteração regulatória cause impacto nas operações do mercado livre de energia;
- Monitoramento da Medição: tanto do consumo ou geração de energia;
- Acompanhamento de Mercado: seja na formação de preços, variações, oferta e demanda;
- Monitoramento das Condições Climáticas: atuando nas previsões de precipitação e vazões, por exemplo, que são fatores determinantes para formação de preço;
- Comercialização de Energia: compra e venda de energia.
Portanto, a comercializadora negocia com as produtoras de energia e distribui o recurso em forma de contratos justos, atingindo os interesses de todos os agentes envolvidos e suas demandas.
Assim, tem-se um mercado de concorrência diferente do mercado cativo, o qual não existe autonomia e a empresa fica passível a uma única prestadora, a distribuidora de energia.
O que levar em consideração na hora de buscar uma comercializadora?
Sabendo da importância da comercializadora no mercado livre, é necessário escolher com cautela, do mesmo modo que se escolhe um fornecedor de um insumo importante para a sua empresa.
Com isso, quando for migrar fique atento aos seguintes aspectos:
- Maior tempo de mercado;
- Parcela significativa de participação no mercado livre de energia;
- Que apresente opções de energia renovável;
- Participa de diferentes elos da cadeia: distribuição, geração, e comercialização;
- Invista em tecnologia e seja transparente com os dados;
- Que emita certificado de energia renovável para clientes;
- Seja cadastrada na Abraceel.
Com essas atribuições, a comercializadora consegue oferecer os contratos adequados à realidade dos seus clientes e podem disponibilizar diferentes fontes de energia, como fontes eólicas, solares e hídricas.
De acordo, com a CCEE, existem 451 Comercializadoras no mercado, responsáveis por 38% de toda a energia transacionada no país. No entanto, apenas 106 delas são associadas, segundo a Abraceel.
A Abraceel é uma associação que defende a livre competição de mercado e atua no desenvolvimento do setor, auxiliando comercializadoras e consumidores.
A CPFL Soluções é associada da Abraceel, e seu o diretor-presidente de comercialização, Ricardo Motoyama, é conselheiro na associação, e segue pelos próximos dois anos. Estamos comprometidos com o desenvolvimento do setor e buscamos sempre as melhores opções para os nossos clientes.
Porque contratar uma comercializadora de Energia que também faz a gestão?
Com essa atribuição, a comercializadora pode ajudar a sua empresa a garantir a melhor negociação na compra e na gestão da sua energia.
Além disso, você conta com um acompanhamento personalizado tanto no processo de migração quanto no dia a dia de consumidor no mercado livre.
Esse se torna um grande benefício, pois quando você se torna um consumidor livre, a gestão do seu consumo de energia e dos seus contratos se torna mais dinâmica. A figura abaixo ilustra a relação natural de sobras e déficits que podem ocorrer mensalmente.

A partir dessa imagem, podemos ver que se sua empresa consumir mais energia que contratou, ela pode ser penalizada. E nos momentos em que consumir abaixo do contratado, é possível liquidar o excedente no mercado de curto prazo ao valor do PLD (Preço de Liquidação de Diferenças). Porém, tudo deve ser realizado com atenção para que não ocorram prejuízos financeiros.
Assim, o papel do comercializador e gestor é comprar para si estes riscos de consumidores e gerenciá-los a partir do seu conhecimento de mercado.
Na CPFL Soluções cada empresa possui um gestor exclusivo, contribuindo assim, para a confiabilidade e transparência em todo o processo.
A CPFL é uma empresa que integra todas as soluções de energia que o seu negócio precisa.
Com mais de 100 anos de protagonismo no setor elétrico, a CPFL atua em toda a sua cadeia, com negócios de geração, transmissão, distribuição, serviços e soluções para seus clientes. Presente em 11 estados, em todas as regiões do país, contribuímos para o desenvolvimento econômico, entregando energia limpa, confiabilidade e segurança para milhões de pessoas.

A CPFL Soluções realiza operações de compra e venda de energia e ao longo do tempo contamos com mais de 1.500 clientes livres atendidos. Somos líderes na comercialização de energia incentivada.
Estudamos a fundo o seu negócio e a forma que consome energia, encontrando a opção certa para gerar economia e melhoria de desempenho. Afinal, onde tem energia, tem um jeito melhor de usar, gerar e comercializar.
Com toda essa experiência, conseguimos te auxiliar a encontrar a melhor alternativa de compra de energia. Para saber se sua empresa está apta a migrar para o mercado livre e obter todos os benefícios deste mercado, CLIQUE AQUI e responda algumas perguntas rápidas.
Contamos com uma equipe de especialistas pronta para te ajudar com segurança, eficiência e transparência.