Conheça ainda mais o seu contrato de energia no mercado livre
No mês passado nós falamos sobre os tipos de energia do mercado livre de energia, seus respectivos descontos e a ferramenta de RETUSD, que protege o consumidor no caso da energia entregue não ser a mesma da energia comprada.
Este mês vamos continuar falando sobre as ferramentas contratuais, dessa vez falando sobre: unidade consumidora, volume contratado em MWm e percentual de carga contratado.
Unidades consumidoras: São as unidades consumidoras que serão atendidas pelo contrato. Para empresas que possuem mais de uma unidade consumidora, é comum que façam um único contrato que preveja o fornecimento de energia para as diferentes unidades. É uma ferramenta comum para contratos de fornecimento que atende uma rede de supermercados, por exemplo. Neste caso, todos os CNPJs atendidos devem estar mencionados no contrato.
Volume: Consiste na definição dos volumes de energia contratados, em MW médio, em uma determinada vigência (período de duração do contrato). A unidade de medida MWm (lê-se megawatt médio) nada mais é do que o MWh (megawatt hora) dividido pela quantidade de horas contidas no intervalo de consumo medido. Tomando como exemplo uma unidade consumidora que consumiu 24 MWh em um dia, ao transformar a unidade de medida para MWm nós tomamos o consumo e dividimos pela quantidade de horas no período. Um dia tem 24 horas portanto 24 MWh de consumo dividido por 24 horas corresponde à 1 MWm consumido naquele dia.
Percentual de Atendimento de Carga: Refere-se à quanto esse contrato atende o consumo do cliente em percentual. Isto é, caso o percentual de carga de um contrato seja 60% e o consumo do cliente em um determinado mês seja 300 MWh, o contrato irá olhar somente 60% do consumido, isto é, 300 MWh x 60% = 180 MWh. Nesse caso, o contrato irá olhar somente 180 MWh da unidade consumidora para fins de faturamento, sempre limitado ao volume contratado (b).
Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas sobre o seu contrato de energia nesses últimos meses, você pode acessar os conteúdos anteriores no nosso Blog, e em caso de dúvidas e sugestões envie para nós através do e-mail: [email protected].