Quem já está no Mercado Livre de Energia sabe da redução de custos gerada e conhece também a possibilidade de adquirir energia de fontes limpas e renováveis. Mas você já parou para analisar as vantagens que podem ser obtidas ao assinar contratos com maior duração, entre os quais, aqueles de longuíssimo prazo? Estamos falando daqueles que giram em torno de 20 anos, por exemplo.

Esse tipo de acordo garante melhores negociações em relação ao custo da energia. Por exemplo, em momentos como o atual, em que a crise hídrica elevou o preço da energia, contratos mais longos dão a certeza de pagar valores competitivos durante muito tempo. Dependendo dos termos acordados, o benefício pode ser exponencial conforme o prazo se estende.

Além da vantagem financeira, contratos de longo prazo no Mercado Livre podem ajudar as empresas a manter condições comerciais que consideram vantajosas: ao saber com antecedência quanto deve ser reservado a cada mês para pagamento de um dos principais custos, simplifica a definição do orçamento e torna mais assertivo o planejamento de gastos e investimentos.

Fique atento

Alguns pontos, no entanto, merecem atenção antes de fechar contratos de longuíssimo prazo. Um deles é a importância de entender previamente qual a demanda de energia a ser contratada, considerando variáveis como eventuais aumentos de produção que podem exigir maior capacidade energética. Nesse processo, é importante contar com apoio de especialistas.

Outro aspecto a ser observado é que as empresas com contratos longos podem perder oportunidades de comprar energia com preços diferentes do acordado, por isso, busque sempre se manter informado sobre as tendências do mercado energético e econômico do país.

Compartilhar Linkedin

Leia também