CPFL Energia desenvolve processo de reciclagem de equipamentos. Economia circular é uma prática ESG?

A CPFL Energia tem como meta reformar em sua malha de operação 40 mil equipamentos até 2024. Entre eles estão transformadores, reguladores de tensão, religadores, cabos e postes. Os equipamentos velhos serão desmontados e reciclados pela Reformadora, que por sua vez, faz parte do portfólio da CPFL Soluções. 

O conceito de economia circular está ganhando força no mundo dos negócios e, no setor elétrico, não é diferente. Já não basta ter uma matriz elétrica 80% renovável. É preciso modernizar as redes e usinas, que em alguns casos já têm mais de 100 anos de operação. 

Porém, é preciso ir além da substituição dos itens. Também pensamos em reduzir o impacto ambiental. Para isso, desenvolvemos um processo de reciclagem que consiste na desmontagem e reaproveitamento dos componentes, para posterior recolocação no mercado como um produto novo e sustentável.

No caso dos transformadores de baixa tensão, aqueles que vemos nos postes, o óleo mineral vai dar lugar ao óleo vegetal, aumentando a segurança ambiental, uma vez que os impactos ambientais do uso de cada um destes são divergentes. À exemplo disso, podemos comparar os impactos do vazamento de óleo mineral e vegetal. O primeiro, pode contaminar o solo por 20 anos, enquanto o outro se dissolve em 15 dias. Mas não para por aí! O ganho vai além do ambiental, uma vez que o óleo vegetal pode aumentar em 80% a vida útil dos equipamentos. 

“Cem por cento dos componentes que sairão da rede vão retornar para cadeia com o máximo de reciclagem desde postes, cabos e transformadores”, afirmou Rodolfo Sirol, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL Energia, durante a participação do 6# episódio do podcast C-Liga

A Reformadora da CPFL Soluções recupera os transformadores, equipamentos e reguladores de tensão de 15 a 36kV para as concessionárias de energia, permitindo a reutilização com a garantia de um produto novo, nas redes de distribuição de energia. 

Quer saber mais sobre esse serviço? Nossos especialistas estão sempre à disposição para atender e encontrar a melhor solução para sua empresa.