Curtas
Solução do GSF
O PL 3.975/2019 (antigo PL 10.985/2018) ainda aguarda deliberação no plenário do Senado, mas ainda sem agenda na casa, que vem priorizando os temas mais urgentes sobre medidas emergenciais sobre a crise do novo Coronavírus.
Maio terá Bandeira Verde
Pelo quarto mês consecutivo, a bandeira tarifária para o mês de maio permanece Verde. Os principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional – SIN permanecem com níveis de armazenamento próximos ao padrão histórico para o mês e, aliado aos impactos decorrentes da COVID-19 que tem registrado redução do consumo de energia no país, mantém uma elevada participação das usinas hidrelétricas no atendimento à energia do país, não se verificando a necessidade de acionamento das usinas termelétricas com custo de geração maior.
CCEE tem novos conselheiros
Em 15 de abril, em reunião ocorrida em São Paulo, ocorreu a eleição de dois novos conselheiros: Marcos Delgado, representante do segmento de distribuição e Marcelo Loureiro, representante do segmento de comercialização, que substituem Solange David e Ary Ribeiro, respectivamente, em função do término de seus mandatos. Ainda houve a recondução de Talita Porto, representante do segmento de geração, que foi reeleita e alçada ao cargo de vice-presidente do conselho.
Composição do Conselho da CCEE
Além dos três escolhidos, que devem assumir o posto no próximo mês, o conselho é composto por mais dois membros: Rui Altieri Silva, presidente, e Roseane Santos que iniciam o segundo ano de mandato. Cada conselheiro tem mandato de quatro anos podendo ser renovado por uma vez.
Reajustes de tarifas prorrogados
A ANEEL vem definindo os reajustes anuais das distribuidoras, mas adiando a sua aplicação. As distribuidoras: CPFL Paulista, Energisa Mato Grosso, Energisa Matogrosso do Sul, Coelba – Bahia, Enel Ceará e Cosern – Rio Grande do Norte tiveram seus reajustes homologados, mas a aplicação só ocorrerá a partir de 1º de julho de 2020. As perdas de arrecadação pela não aplicação das novas tarifas serão compensadas no recolhimento de cotas da CDE nos meses de maio, junho e julho.