Clientes no Mercado Livre tem economia de R$ 41 bilhões em 2022

O Mercado Livre de Energia é um ambiente competitivo de contratação de energia elétrica que permite que as empresas escolham livremente o fornecedor de energia e negociem diretamente preços, prazos e demais condições de fornecimento, aparecendo como uma alternativa para quem deseja reduzir seus gastos com a conta de energia elétrica.

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o mercado livre representa 36,4% do consumo nacional de energia. A principal vantagem do consumidor livre é poder pagar até 30% menos pela energia, quando comparado às tarifas do mercado cativo, naquele em que as distribuidoras são as únicas fornecedoras e as tarifas são reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Essa economia com a conta de energia elétrica amplia a competitividade das empresas e impulsiona a economia do país. Segundo a Associação Brasileira de Comercializadores de Energia Elétrica (ABRACEEL), em 2022, o Mercado Livre de Energia proporcionou aos consumidores livres uma economia de R$ 41 bilhões em gastos com eletricidade. Os preços de aquisição de energia elétrica no ano passado foram, em média, 49% menores em relação ao preço médio praticado no mercado cativo.

Os números comprovam o quanto o Mercado Livre de Energia pode ser vantajoso para as empresas, esse montante de recursos economizados deve começar a crescer de forma mais acelerada a partir de 2024, segundo a ABRACEEL, já que as empresas, do Grupo A, que ainda não fazem parte desse mercado, poderão fazer essa migração. Então seu negócio, e dos seus parceiros também poderão desfrutar dessa economia, aumentando a competitividade em toda cadeia produtiva.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que pelo menos 56% das indústrias que recebem energia do mercado cativo têm interesse em migrar para o mercado livre. A entidade estima que este percentual corresponde a 45 mil indústrias que poderiam adotar o modelo imediatamente. A pesquisa mostra também que a energia elétrica é a principal fonte de energia para 78% das indústrias brasileiras.

Quer migrar para o Mercado Livre de Energia e ter mais economia e previsibilidade na sua conta de energia elétrica? Conte com a CPFL Soluções para te apoiar nesse processo.