Como as energias renováveis podem ajudar na economia verde

O aquecimento global tem causado mudanças drásticas no nosso clima e tragédias em todo o mundo. Uma amostra foram as recentes ondas de calor na Europa e nos Estados Unidos neste ano. Na Líbia, uma tempestade deixou cerca de 20 mil mortos e 45 mil pessoas precisaram sair de suas casas. No Rio Grande do Sul, as chuvas ceifaram a vida de mais de 40 pessoas em setembro.

Segundo os especialistas, para reverter esse cenário é preciso promover uma mudança drástica no modelo de desenvolvimento econômico mundial. E mais: essa transição precisa acontecer imediatamente.

A economia verde é um conceito que se refere a um modelo econômico sustentável e ecologicamente responsável, no qual o desenvolvimento econômico é alcançado com o mínimo impacto ambiental possível. Essa abordagem busca equilibrar o crescimento econômico com a proteção e a preservação do meio ambiente, promovendo a utilização eficiente dos recursos naturais e a redução da emissão de poluentes causadores do aquecimento global.

Na economia verde, as atividades econômicas são orientadas para a adoção de práticas sustentáveis, como a promoção de energias renováveis, a redução do desperdício de recursos naturais, a conservação da biodiversidade e a implementação de tecnologias limpas. Além disso, a economia verde também está associada à geração de empregos verdes, ou seja, empregos que contribuem para a melhoria do meio ambiente e do bem-estar social.

As tecnologias de produção de energia renovável têm um papel estratégico na transição para uma economia verde, tanto do ponto de vista ambiental quanto social. A energia produzida por fazendas solares, centrais eólicas, termelétricas a biomassa e usinas hidrelétricas permitem que empresas de todos os portes e segmentos produzam bens e serviços com baixa emissão de carbono e menor impacto ambiental.

O hidrogênio verde é considerado um importante vetor para a descarbonização de indústrias fortemente baseadas em combustíveis fósseis, como no transporte. O transporte, aliás, está em transformação com a expansão da mobilidade elétrica. 

Além disso, as fontes renováveis têm um papel relevante no desenvolvimento social, criando milhões de empregos verdes de qualidade. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a fonte solar já gerou 1 milhão de empregos no país desde 2012.

Outros mecanismos de mercado relacionados às energias renováveis também contribuem para o desenvolvimento da economia verde. Como a comercialização de créditos de carbono e a compra de I-RECs. Ao comprar um crédito de carbono ou um I-REC, sua empresa está contribuindo para a ampliação da oferta de energia limpa e descarbonização do planeta. 

Não sabe como a sua empresa pode contribuir para a economia verde? Conte conosco para tirar as suas dúvidas e apoiá-lo nessa jornada tão importante para o planeta.