A partir de janeiro de 2021, o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD irá sofrer uma alteração e passará a calculado em base horário, conforme proposta da CPAMP – Comissão Permanente para Análise de Metodologias e programas Computacionais do Setor Elétrico.

Por se tratar de um assunto novo, imaginamos que muitas dúvidas e incertezas possam surgir, por isso nosso time de especialistas fez uma seleção minuciosa de informações sobre o PLD horário que são importantes para os negócios.

Afinal, o que é PLD horário?

O PLD horário é um novo modelo de precificação do mercado de curto prazo. Ele irá substituir a metodologia atual chamada de ‘semana-patamar’ por uma com atualização diária de preços.

Como será calculado?

Atualmente o PLD é calculado por meio dos modelos computacionais Newave e Decomp. Com a mudança, a apuração dos preços utilizará mais um modelo, o DESSEM, que calcula o preço hora a hora, considerando um maior detalhamento da matriz energética e suas restrições para a operação. Dessa forma, diariamente, este modelo será responsável por otimizar o despacho hidrotérmico.

Qual é o objetivo dessa mudança?

A nova metodologia tem como intuito acompanhar as evoluções da matriz energética brasileira, bem como sua diversidade e, consequentemente, realizar uma previsão minuciosa da operação, buscando assim alinhar a precificação diária à realidade operativa.

Conheça a Consultoria da CPFL Soluções

Acreditamos que uma gestão de energia adequada contribui para o sucesso dos negócios. Por isso, queremos compartilhar todo nosso conhecimento sobre energia para que você tenha as melhores opções para economizar e manter sempre disponível este insumo tão importante.

Com a Gestão de Energia da CPFL Soluções nosso time de especialista irá te apoiar desde o momento em que decidir contratar energia até garantir que você receba a economia que espera. Selecionamos e direcionamos todo o conteúdo importante para você acompanhar o mercado de energia, além de dar o suporte necessário mediante mudanças, como no caso do PLD horário.

Compartilhar

Leia também

05/05/2021

Como a tecnologia e inovação trazem melhores soluções energéticas para seu negócio

ler artigo
04/05/2021

Agenda Setorial é destaque na semana

ler artigo

Nova Lei do Gás é realidade no país

ler artigo

Medidas da ANEEL amenizam elevação das Tarifas

ler artigo
28/04/2021

Geração de energia de baixo carbono e desenvolvimento sustentável: iniciativas que podem colocar a sua empresa um passo à frente

ler artigo
16/04/2021

Entenda o que é Energia de Reserva

ler artigo
06/04/2021

Suspensão do corte por inadimplência

ler artigo

Lei do Gás aprovada na Câmara

ler artigo

Regulação da Geração Distribuída em discussão no Congresso

ler artigo
02/03/2021

Conta-Covid nas tarifas de energia

ler artigo