Geração Distribuída é cada vez mais procurada por empresas e consumidores residenciais

Gerar a própria energia a partir de fontes renováveis. Uma solução que há dez anos era inviável, hoje tem sido utilizada por muitas empresas brasileiras e até mesmo consumidores residenciais, por apresentar grandes benefícios.

Flávio de Souza, Diretor Comercial de Soluções Energéticas da CPFL Soluções, explica que mais de 90% da Geração Distribuída (GD) no país é feita por meio de sistema fotovoltaico para captação de energia solar. “É uma tecnologia madura, estável e que veio para ficar. Com a evolução da tecnologia, o custo dos módulos vem se tornando mais baixo”, detalha o especialista. Já há, inclusive, uma série de instituições financeiras com linhas de financiamento específicas para compra das placas fotovoltaicas.

“O Brasil tem um potencial gigante. Em território nacional, o pior local para captação solar ainda é superior ao melhor da Europa”, compara Flávio de Souza. Não por acaso, o mercado de energia solar cresce exponencialmente no país. Entre o início de janeiro deste ano até novembro, a potência instalada fotovoltaica no segmento de GD, já havia superado os números registrados em todo o ano de 2020, conforme reportagem publicada no Canal Solar.

Entre as razões estão as relevantes vantagens financeiras. Com o sistema em pleno funcionamento, a redução nos gastos com energia pode chegar, em alguns casos, a 95%, sobretudo nas redes de baixa tensão. Quem produz a própria energia também garante um bom controle sobre a eficiência energética e, dessa forma, é menos suscetível a aumentos nas tarifas, por exemplo em momentos de crise hídrica.

No entanto, os benefícios vão além do fator monetário. A Geração Distribuída leva a sustentabilidade para o dia a dia das empresas, uma vez que a energia é captada de uma fonte limpa e renovável. A valorização da questão ambiental, muito forte no conceito de ESG, se torna uma ação prática, o que beneficia toda a sociedade e fortalece a marca.

Em setores como a indústria e o varejo, as placas fotovoltaicas podem ser instaladas no próprio local – telhado de fábricas ou lojas – ou posicionadas de forma remota. Nas companhias de porte médio e grande, tem sido comum mesclar a compra de energia no Mercado Livre com a geração própria.

Um bom estudo de eficiência energética pode mostrar quais as melhores opções em cada caso. O primeiro passo é saber que há tecnologias e soluções no mercado com capacidade de suprir a demanda energética da sua empresa a custos viáveis e, melhor ainda, garantir a preservação o meio ambiente.

Que fazer uma análise de viabilidade de soluções energéticas para sua empresa? Entre em contato conosco!