Mercado Livre de Energia: Saiba como milhares de empresas tem economizado com energia elétrica
Diminuir a conta de energia, gerar “saving”, economizar… Cada empresa usa o termo que preferir, mas o desafio é o mesmo, todos querem reduzir custos.
O mercado livre de energia tem ajudado milhares de empresários e líderes a alcançar esse objetivo, com a possiblidade de negociar e comprar energia de vários fornecedores, permitindo assim uma economia na conta de energia da empresa.
Como essa economia é possível?
No mercado cativo, como é chamado o ambiente convencional, o consumidor não tem nenhuma opção de escolha (seja preço, prazo, volume ou reajuste no preço de energia), cada região – chamada de área de concessão – é atendida por uma distribuidora e todos devem comprar energia diretamente com ela. O preço da energia é fixado pela Aneel e é reajustado todos os anos, podendo sofrer variações das bandeiras tarifárias.
Já no mercado livre de energia (ML) você tem a liberdade de escolha que permite melhores condições comerciais para economizar e ter previsibilidade de custos.
Vamos entender melhor.
O Que é o Mercado Livre de Energia?
O mercado livre é um ambiente onde consumidores, geradoras e comercializadoras de energia elétrica negociam livremente preços, prazos, volume, forma de pagamento da energia e demais condições contratuais.
Em comparação aos preços praticados pelas distribuidoras de energia, os valores do ambiente de contratação livre (ACL) são competitivos, permitindo que os consumidores tenham economia ao adquirir sua energia. Essa economia chega na faixa de 30%, segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia.
Além disso, há outras vantagens:
- Poder de Escolha: no Mercado Livre de Energia, o consumidor pode escolher o fornecedor de energia, qual o tipo de fonte energética, o período de contratação, volume e preço da energia.
- Previsibilidade Orçamentária: ao poder negociar sua energia com antecedência, é possível prever os custos mensais de energia elétrica, sem ficar sujeito às variações e adversidades do Mercado Cativo.
- Competitividade e Economia: a liberdade de escolha do consumidor no mercado livre, aumenta a competitividade entre geradores e comercializadores, o que faz com que os preços sejam mais atrativos e gere economia na compra de energia para o consumidor.
Quem pode Migrar para o Mercado Livre de Energia?
O mercado livre de energia no Brasil nasceu em 1.998 a partir da lei 8.674, juntamente com a criação da ANEEL. Desde então ele vem sendo implementado aos poucos e cada vez mais empresas podem fazer parte.
Hoje é necessário ter demanda contratada mínima de 500 kW para migrar para o mercado livre.
É possível realizar a união de unidades consumidoras em forma de comunhão de cargas, para atingir o nível mínimo de demanda de 500kW. Isso é válido para consumidores com o mesmo CNPJ (matriz e filial) ou localizados em área contígua (sem separação por vias públicas).
Como Migrar para o Mercado Livre de Energia?
O processo de migração é simples, mas tem algumas etapas obrigatórias que precisam de atenção. Ter conhecimento do mercado é importante para se obter o máximo de vantagem possível na migração.
Nós oferecemos toda a consultoria necessária, tanto para o processo de migração quanto para o dia a dia do consumidor no mercado livre.
Para saber se sua empresa está apta a migrar para o mercado livre e obter todos os benefícios deste mercado, clique aqui e responda algumas perguntas rápidas.
A contratação de energia é uma das etapas mais importantes no processo de migração. Veja como ocorre as etapas desse processo para as empresas que contam com a nossa consultoria:
- Estratégia para contratação: Por meio do histórico e de projeções futuras de consumo, nós iremos sugerir a contratação ideal afim de evitar exposições no Mercado Livre de Energia.
- Cotação com os fornecedores: Com a necessidade de contratação identificada, acionaremos os principais players do mercado, solicitando os preços e as condições necessárias.
- Cotação com os fornecedores: Com as principais opções do mercado em mãos, faremos a escolha das melhores ofertas em conjunto com você ou a sua liderança.
- Segunda rodada de negociação: Escolhidas as melhores ofertas, fazemos uma segunda rodada de negociações para garantir as melhores condições de compra.
- Escolha do fornecedor: Voltamos a nos reunir com o você e seu time para que a decisão seja tomada em conjunto.
- Contratação de energia: Após o fechamento da operação, damos todo o suporte para apresentação de documentação, garantia e apoio na revisão das questões comerciais do contrato de energia.
Além do processo de contratação de energia, acompanhamos todo o processo de migração e depois da migração continuamos a suportar o dia a dia dos nossos clientes, acompanhando sua performance e as oportunidades do mercado.
Com mais de 100 anos de existência, atendemos mais de 1.500 clientes livres e estamos em mais de 26 escritórios e bases operacionais. Assim, conhecemos de perto as mais variadas formas de gerar e de comercializar energia elétrica. Essa expertise chega até você com uma consultoria próxima para te dar tranquilidade para fazer esta mudança.
O mercado livre de energia pode proporcionar grande economia às suas operações. Para saber se sua empresa está apta a migrar para o mercado livre e obter todos os benefícios deste mercado, clique aqui.
Com isso, nossos especialistas vão realizar um estudo de viabilidade e entrarão em contato para apresentar uma proposta personalizada de acordo com a sua necessidade.