O que é o comercializador varejista e como escolher a melhor opção

A conta de luz pode representar uma porcentagem significativa dos custos de uma empresa e, no caso de uma indústria, essa taxa pode ser ainda maior. Portanto, encontrar medidas que possam gerar uma economia desse insumo é fundamental para o aumento da competitividade de qualquer negócio.

Ao migrar para o mercado livre de energia, sua empresa pode economizar no custo com eletricidade. A boa notícia é que a partir de 2024 todas as empresas conectadas em média e alta tensão, também conhecidas como Grupo A, poderão acessar ao mercado livre, e neste novo mercado, os clientes menores (com carga inferior a 500Kw) também poderão fazer esta migração, desde que sejam representadas por um comercializador varejista.

Mas o que é o comercializador varejista?

O comercializador varejista é um agente devidamente habilitado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para comprar e vender energia no mercado livre em nome de seus representados, geralmente pequenas e médias empresas como supermercados, padarias, shoppings, e etc.

Para garantir a segurança das transações, a CCEE estabelece uma série de requisitos que podem assustar os consumidores pouco acostumados com o mercado livre de energia. No entanto, o comercializador varejista simplifica esse processo, assumindo para si os compromissos burocráticos junto à CCEE.

A figura do comercializador varejista existe desde 2013 e foi criada para facilitar a migração dos consumidores para o mercado livre. A vantagem de migrar com o comercializador varejista é a unificação de três frentes de custo: compra de energia, encargos e gestão dos contratos. O consumidor não precisa ser um agente da CCEE e pode migrar com segurança e baixa burocracia, com a garantia de economia na conta de luz.

A oferta de comercializadores varejistas vem crescendo nos últimos 10 anos. Em 2018, havia oito agentes habilitados na CCEE. Esse número subiu para 74 até junho de 2023, sendo que mais 21 estavam em processo de habilitação.

Com tantas opções disponíveis no mercado, os consumidores precisam ter atenção ao escolher um comercializador varejista. Para evitar frustrações, recomenda-se fazer uma boa pesquisa, dando preferência para empresas com experiência e credibilidade no mercado de energia.

Desde 2016 a CPFL Soluções atua no mercado varejista. Entre em contato conosco para saber como migrar para o mercado livre com a segurança e a tranquilidade que a sua empresa precisa.

Veja o que você precisa saber antes de escolher um comercializador varejista:

-Pesquise as opções disponíveis na sua região e suas reputações no mercado;

-Avalie quanto tempo a empresa está no mercado e se possui estabilidade e robustez financeira;

-Compreenda as cláusulas contratuais;

-Avalie a qualidade de atendimento ao cliente e o suporte oferecido;

-Peça recomendações de outras empresas que já tenham experiência com o comercializador que você está considerando;

-Questione e esclareça suas dúvidas;

-Certifique-se que o seu comercializador varejista cumpre todas as obrigações na CCEE;

-Mantenha-se atualizado sobre o mercado livre de energia;