O que é pegada de Carbono?
A pegada de carbono é a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) emitidos na atmosfera por uma atividade humana, direta ou indiretamente ou no processo de produção de um produto especialmente o dióxido de carbono (CO2). Quanto maior a sua pegada de carbono, mais poluente é sua atividade. Portanto, o objetivo é reduzir a pegada de carbono do seu negócio, tornando-se uma empresa mais sustentável.
A lista de gases de efeito estufa não inclui somente o dióxido de carbono (CO2), mas diversos outros tipos de gases. Todos esses gases são importantes para manter a temperatura ideal para a vida na Terra. Porém, quando produzidos em excesso, aprisionam mais calor do que o necessário, contribuindo para o aquecimento global e suas consequências nas mudanças climáticas.
Portanto, somos responsáveis por diminuir a nossa pegada de carbono, com mudanças como mudar hábitos alimentares, reduzir o consumo de recursos naturais e fazer gestão do lixo. Da mesma forma, as empresas que querem ser mais competitivas na economia verde precisam calcular suas emissões e propor ações para reduzi-las.
As emissões podem ser medidas por ferramentas e através de empresas especializadas.
De acordo com o GHG Protocol (Greenhouse Gas Control), as emissões são classificadas em escopos 1, 2 e 3. Os dois primeiros são obrigatórios para as empresas e o terceiro é voluntário – e também difícil de ser monitorado.
– O escopo 1 são as emissões diretas das empresas, como dos equipamentos que consomem combustíveis fósseis, como o consumo de combustíveis da frota de veículos pertencentes à empresa, ou processos industriais que envolvem a degradação de carbonetos.
– O escopo 2 se refere às emissões indiretas relacionadas ao consumo de eletricidade.
– O escopo 3 são as emissões ligadas à operação da empresa, como extração e manuseio matéria prima, viagens de negócio, transporte de funcionários, descarte de resíduos, entre outros.
Uma vez que se sabe qual é a pegada de carbono do seu negócio, o segundo passo é buscar soluções para mitiga-la. As mudanças podem partir de pequenas ações, como reduzir/eliminar o uso de papel e plástico – ou de medidas mais desafiadoras, como investir em máquinas e equipamentos mais eficientes, implementar um programa de gestão de resíduos, contratar fornecedores mais sustentáveis e consumir energia renovável.
Se todas essas ações não forem suficientes para zerar a sua pegada de carbono, você pode recorrer ao crédito de carbono. Os créditos de carbono podem ser comercializados em mercados específicos, onde empresas, governos ou indivíduos podem comprar esses créditos para compensar suas próprias emissões de GEE. Ao adquirir os créditos, as empresas podem compensar parte ou a totalidade de suas emissões, contribuindo assim para a redução global de emissões.
O crédito de carbono consiste na atribuição de um valor econômico às reduções de emissões de GEE realizadas por projetos ou atividades que buscam reduzir ou evitar a liberação desses gases na atmosfera.
O processo funciona da seguinte maneira: quando um projeto implementa ações que levam a uma redução verificável e mensurável das emissões de GEE, ele pode gerar créditos de carbono equivalentes a essa redução. Esses créditos representam a diminuição das emissões em relação a um cenário de referência, que é estabelecido levando em conta as emissões que ocorreriam na ausência do projeto.
E você sabia que a CPFL Soluções comercializa Créditos de Carbono?
Conosco você pode adquirir créditos de carbono com a certeza da qualidade de origem. Somos produtores de crédito de carbono, através dos nossos projetos de energia renovável, com capacidade estimada de emitir 2,8 milhões de créditos de carbono por ano. Temos quatro usinas eólicas no Rio Grande do Norte, duas PCHs em Minas Gerais e uma PCH e quatro hidrelétricas em Santa Catarina, todas geradoras de créditos de carbono.
Então se a sua empresa quer reduzir a pegada de carbono, conte com o nosso portfólio de descarbonização, clique aqui e saiba mais.