O PLD horário é um novo modelo de precificação do mercado de curto prazo. Ele irá substituir a metodologia atual chamada de ‘semana-patamar’ por uma com atualização diária de preços. Veja aqui uma matéria explicando o que é o PLD horário e como ele será calculado.

Por se tratar de um assunto novo, imaginamos que muitas dúvidas e incertezas possam surgir. Visto isso, nossos especialistas explicaram nessa matéria como essa mudança irá impactar e trazer novas oportunidades para o mercado.

1. Possível diminuição dos Encargos de Serviço do Sistema (ESS), visto que a formação de preço se aproximará mais da realidade operativa do Sistema.

2. Possibilidade de desenvolver novos comportamentos em relação ao perfil de consumo de energia da empresa, com o objetivo de buscar otimização por meio da modulação inteligente da carga, conforme a oscilação do PLD horário. Ou seja, aumento do consumo nos períodos em que o PLD horário estiver baixo e redução nos demais períodos.

3. Acompanhamento diário das medições, visto que os dados de consumo serão pertinentes para análises do modo operante, pois será atrelado à divulgação diária dos preços do PLD para o dia seguinte, por parte da CCEE.

4. Possibilidade de confecção de contratos futuros diferenciados e personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente, conforme o perfil de cada agente:

  • Agentes vendedores: Aqueles que tem capacidade de modulação ou portfólio poderão atender a essa nova necessidade, podendo assim desenvolver novos produtos para suprir essa demanda.
  • Agentes compradores: Amplificar resultados positivos no MCP ou minimizar perdas com as variações horárias do PLD, principalmente com o ajuste na curva de carga.

5. Quanto maiores as variações do Balanço Energético e do PLD horário, maior é o potencial de variação do resultado financeiro do agente, seja positiva ou negativamente.

Compartilhar

Leia também

06/04/2021

Suspensão do corte por inadimplência

ler artigo

Lei do Gás aprovada na Câmara

ler artigo

Regulação da Geração Distribuída em discussão no Congresso

ler artigo
02/03/2021

Conta-Covid nas tarifas de energia

ler artigo

Sancionada a Lei da MP do Consumidor

ler artigo

Proposta de devolução de créditos ao consumidor está em discussão na ANEEL

ler artigo

MP da Eletrobras pode vencer barreiras para avançar no Congresso

ler artigo
19/02/2021

Precisamos falar sobre transição energética

ler artigo
12/02/2021

Por que migrar minha empresa para o Mercado Livre de Energia?

ler artigo
01/02/2021

Em discussão na ANEEL

ler artigo