Saiba o que foi destaque no Evento Rio Pipeline 2023
Entre os dias 8 e 10 de agosto, o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) realizou a Rio Pipeline 2023, o encontro reuniu profissionais do mundo inteiro para tratar sobre o mercado de gás natural, com foco no setor de transporte.
A CPFL Soluções esteve presente no evento para colher as percepções do setor com relação ao futuro do mercado de energia no Brasil. Abaixo, colocamos um resumo dos principais itens discutidos no evento.
O congresso trouxe como tema “Conhecimento e Energia para um novo mercado”, com palestras com a participação de membros do Governo Federal, Agências Reguladoras e Indústrias para tratar dos desafios da abertura do mercado de gás natural de forma eficiente e que garanta a harmonização regulatória das leis federais e estaduais, bem como os desdobramentos necessários da Nova Lei do Gás (Lei nº 14134/2021).
Outro tema em foco, foi a transição energética, onde o Hidrogênio foi protagonista. Nas discussões foi evidenciada a importância de ser criada oportunidades no mercado nacional para esse energético, de tal forma que devemos avançar nos aspectos regulatórios, tecnológicos e de oportunidades para investimentos por agentes privados. Além disso, o Hidrogênio foi apontado como um combustível importante para avançarmos nas discussões de armazenamento de energia para garantir a segurança de abastecimento no setor elétrico.
Por fim, a necessidade de integração entre os setores elétrico e gás natural foi colocado em pauta, de tal modo que o gás pode ser considerado um vetor para a transição energética, principalmente para utilização em termelétricas como fonte de segurança energética, visto o aumento das fontes intermitentes.
Por sua vez, evidenciou-se um grande potencial de produção de gás natural na Argentina, em Vaca Muerta, em que este gás é mais barato em comparação ao que pagamos atualmente. Nesse sentido, considerando um contexto de integração, este combustível seria mais barato para abastecimento das termelétricas. Porém, ainda é necessário investimentos para construção do gasoduto entre a Argentina e o Brasil, necessitando de ações do governo para retenção de investimentos, e deste modo, contribuir com ambos os setores.
A CPFL Soluções está atenta aos movimentos do setor energético trazendo informações de relevância aos seus clientes.