Segurança: Um Valor Inegociável na CPFL Soluções

A segurança é um valor inegociável dentro da CPFL. Nosso compromisso é garantir que colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade tenham uma interação segura com a rede elétrica, com ações para identificação e mitigação de riscos em todos os negócios e áreas de atuação.

Nosso cuidado não se limita aos nossos times: ele se estende para terceiros e toda a população impactada por nossas atividades. Em 2021, por exemplo, o investimento nas ações para a segurança da população foi de R$ 2,6 milhões, o que resultou na redução de 20% no índice de acidentes não fatais e as fatalidades caíram 28%, registrando os menores índices dos últimos anos.

Nosso Sistema de Gestão de Saúde e Segurança (SGSS) possui processos e normas desenvolvidos com base nos melhores padrões e práticas internacionais. E as diretrizes também são aplicáveis aos terceiros, formalizadas por meio dos contratos. Conduzimos auditorias para verificar o cumprimento.

Durante a pandemia, intensificamos os esforços e criamos minicentros de treinamento em nossas bases operacionais. Com essas estruturas, temos o objetivo de dar ainda mais agilidade às rotinas e diálogos sobre segurança, intensificando as ações para a conscientização das equipes e o fortalecimento da cultura de segurança.

Também contamos com o programa Guardião da Vida, que promove conhecimento e o cumprimento das normas, empoderando todos os colaboradores, dentro e fora da companhia. O objetivo da ação é coordenar esforços e orientar as pessoas a observarem as condições locais e os comportamentos para que possam intervir sempre que necessário para a garantia da integridade física, mental e emocional de quem estiver prestando um serviço ou até mesmo em momentos de lazer. Em 2021, essa ação impactou mais de 23 milhões de pessoas em nossas áreas de concessão.

Para quem está chegando, temos o programa Integração de Segurança. São ações para sensibilizar os novos profissionais acerca dos potenciais riscos em suas atividades, regras estabelecidas, uso correto dos equipamentos de proteção, entre outros.

Exigimos treinamentos obrigatórios, os profissionais passam por capacitações específicas sobre as principais Normas Regulamentadoras (NR-10, NR-12, NR-18, NR-33, NR-35 etc.) relacionadas às atividades exercidas dentro de cada especialidade. Envolvem temas como segurança em eletricidade, interação com máquinas e equipamentos, construção civil, espaços confinados, trabalho em altura, entre outros temas.

Temos ainda o programa Sinto Segurança, focado no aprendizado do comportamento seguro através da vivência, nas lições aprendidas, definindo a responsabilidade de cada um no acidente de trabalho. A sensibilização é específica para eletricistas, guardiões da vida, técnicos de segurança, líderes imediatos e integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A CIPA também faz ações de segurança, tais como Observações de Segurança nos colaboradores dentro da empresa, observando ações corriqueiras do dia a dia, como andar mexendo no celular, andar com notebook aberto, descer e subir escadas sem segurar no corrimão. Fazemos ações de “Blitz”, onde os colaboradores ficam em pontos estratégicos da empresa para garantir a segurança de todos, como ações nas escadas, faixas de pedestres e estações de trabalho, para garantir a segurança ergonômica.

Com todas essas ações, nós queremos que nossos colaboradores, e também nossos parceiros, se sintam seguros em estar conosco.